Filosofia do Programa

O Cantando as Diferenças é a semente de uma grande árvore que deverá ter raízes profundas, fixadas no reconhecimento político das diferenças: grande tronco sustentando acessibilidade universal; sombra fresca e oxigênio para as diferenças; flores exalando direitos humanos e frutos com sabor de cidadania para todos os seres desse planeta.

Queremos com essa idéia possibilitar que seus galhos acolham pássaros de todas as cores, cantos e tamanhos para juntos voarmos em direção a um novo horizonte. Levando nas asas, no bico e nas garras sementes de uma nova consciência, em que as diferenças não sejam motivo de discórdia e nem de guerra, mas sim de crescimento, de amor e de reconhecimento político das diferenças culturais, sociais e individuais. Acreditamos que com essa filosofia poderemos ter um mundo mais fraterno e justo para todos os frutos dessa árvore.

Nessa perspectiva o programa Cantando as Diferenças pressupõe dois eixos: Acessibilidade Universal e Direitos Humanos, Diferenças e Cidadania. Objetiva garantir palco para quem não tem palco! Podemos dizer que é um programa sócio-ecológico, pois deve ser como a terra, a chuva, o sol, o ar, os ventos e o perfume das flores; como insetos voando de flor em flor para levar os polens das plantas e assim vamos caminhando, cantando, escutando, enxergando, pensando e conversando as diferenças, reforçando os valores e as relações humanas.

Mas como poderemos plantar esta árvore? Lendo o passado, escrevendo o presente e sonhando com um futuro ainda mais bonito, pois somos nós, seres humanos, que recebemos o dom de pensar esse modo de viver.

Um comentário:

  1. Para que a semente se torne arvore frutífera, penso que deveria os governos tornar disciplina nas escolas, a LIBRA e o BRAILE, existe uma inclusão nas escolas, mas devemos tornar essas novas linguagens acessível a todos, para que possam receber sem nenhuma dificuldade os colegas especiais, podendo dialogar e comunicar sem nenhuma dificuldade.
    Terminei este ano a licenciatura em Letras e pretendo o mais breve possível fazer um curso de LIBRAS, que é para mim uma língua especial.

    ResponderExcluir