terça-feira, 14 de junho de 2011

Reflexão - Pastora Mestra Iára Muller

Faculdades EST
São Leopoldo – 10/06/2011
Reflexão de abertura no encontro com Senador Paulo Paim
Material: senhas, Luther’s Prayer de Herbert Brokering, pano, vela e cruz
Pastora Mestra Iára Muller


Acolhida: celulares, boa tarde, apresentação, como luteranos fazem, rosa de Lutero para Senador(google), dia do/a Pastor/a- significativa a sua presença nesse dia e assinatura do documento de parceria

Saudação trinitária:


Oração de abertura: Deus querido, estavas no nosso interior e nós te buscávamos fora de nós, tu nos chamavas e gritavas para romper nossa surdez ao clamor dos menos fortes , tu relampejaste e iluminaste para expulsar nossa falta de visão mais ampla de um mundo que sofre. Tu nos tocaste e então ardeu em nós um desejo pela tua paz e justiça. Tu que nos conduzes com bondade, que espalhas as estrelas sobre nós, que sofres conosco as misérias deste mundo, que amas em nosso lugar, que nos dás pensamentos criativos para mudar situações desumanas, que nos presenteias tempo e vida e fazes nossos passos retornarem para casa, segura-nos com firmeza em tua paz e ensina-nos a agradecer. Deus de misericórdia, mostra- Te a nós. Sê tu sempre de novo próximo a nós. Deixa-nos sentir que és um Deus das pessoas, cordial e solícito, dedicado a nós em sofrimento e alegria. Deixa-nos sentir-te como o Deus entre nós, com nossas diferenças respeitadas. Amém

Reflexão: como base para esta reflexão, escolhi  palavras muito significativas e também muito conhecidas: Venha o teu Reino. Elas são parte da oração mais rezada no mundo cristão. Estas palavras fazem parte do Pai Nosso,  que é a oração que o próprio Jesus Cristo ensinou.
O Pai Nosso tem 7 petições, 7 súplicas e entre elas, que Venha o Teu Reino. O que significa Venha o teu reino?
 Nós estamos fazendo uma petição, um pedido, venha o teu reino, um convite também. Sabemos que o Reino de Deus não depende de nós, mas sabemos que Deus nos quer como co-participantes desse reino, por isso, temos que trabalhar como se tudo dependesse de nós e orar como se tudo dependesse de Deus.
Que reino é esse que nós pedimos que venha e ajudamos a construir? Um reino de justiça, de mudança de modelos, de inclusão social, de parceria em ações afirmativas na construção da cidadania para todos e todas, um reino de respeito às diferenças culturais, sociais e físicas,  um Reino que não quer todo mundo igual, mas um reino que reconheça e acolha  as diferenças e suas necessidades. Também um reino preocupado com o meio –ambiente, com a economia sustentável, sem deplorar/explorar nossa terra.
Venha o teu reino.
Quando li o projeto Cantando as Diferenças, do Senador Paim, senti que este projeto é um ato de ajuda, é co-participação humana para este reino vir realmente. Não é um projeto religioso, mas sua base e objetivos são  praticamente os mesmos que queremos com  nosso labor teológico aqui na EST e na nossa Igreja – IECLB, mesmo diante de todas as dificuldades. É um projeto que não só quer respeitar as diferenças, mas cantá-las, espalhá-las como legítimas, por todo canto de nossa sociedade.
Nesse livrinho que li  para esta reflexão, Lutero diz que a oração é um remédio que sempre ajuda e nunca faz mal. Por isso devemos orar e orar muito. Se não modificamos a situação pela qual oramos, modificamos nossa atitude em relação à situação e temos novas forças para continuar na luta.
Para Lutero, orar significava estar numa contínua conversa com Deus, e para ele, pronunciar o nome de Deus, significava estar na presença de Deus, com todos seus projetos, mas também com suas falhas pessoais. As orações dele não eram pensadas para serem publicadas, como foram, mas eram orações de profundo diálogo com Deus. Ele usou uma linguagem de fé, de abandonamento e confiança total na mão de Deus, de entrega.
Por isso, insistiu tanto em que orássemos juntos: Venha o teu reino. E cá estamos nós, representantes de poderes públicos, privados e sociedade civil, fazendo isso juntos, por um mundo melhor.


Oração: ORAR COM CALMA Pai Nosso , cada um ora na tradição que aprendeu

Bênção: Que o Senhor vos abençoe e vos guarde.
Que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre vós e tenha misericórdia de vós.
Que o Senhor sobre vós levante o seu rosto e vos dê a sua paz. Amém





Cantando as Diferenças

Nenhum comentário:

Postar um comentário